Forças iraquianas "capazes de assumir segurança"

O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, considerou que as forças militares iraquianas estão preparadas para assumir o controlo das operações de segurança no país, embora tenham necessidade de mais equipamentos e de melhor formação.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
"Temos a certeza de que seremos capazes de assumir a responsabilidade da segurança logo que as forças internacionais decidam retirar-se" EPA

"Temos a certeza de que seremos capazes de assumir plenamente a responsabilidade da segurança logo que as forças internacionais decidam retirar-se" do Iraque, declarou Maliki.

"Contudo, as nossas forças precisam de mais equipamentos e de melhor formação", acrescentou o primeiro-ministro iraquiano durante uma conferência de imprensa em Bagdad.

Nuri al-Maliki, que está a ser pressionado por Washington para melhorar a segurança no país devastado pela violência, acrescentou que as forças iraquianas ganharam mais confiança em si próprias desde que passaram a exercer um papel mais activo na gestão das operações.

"O governo iraquiano está a pensar seriamente em aumentar as suas forças de segurança e equipá-las melhor, a fim de se prepararem para assumir as suas responsabilidades quando as tropas estrangeiras decidirem reduzir os seus efectivos ou retirar-se", acrescentou.

A violência continua a aumentar no Iraque, apesar do novo plano operacional e de segurança em vigor desde há vários meses em Bagdad e em diversas zonas mais críticas do país, que envolve dezenas de milhares de soldados norte-americanos e iraquianos.


PUB