Forte abalo sísmico de 6,8 no Japão
Um forte sismo, de uma magnitude de 6,8 na escala aberta de Richter, abalou hoje a cidade de Tóquio e seus arredores, tendo várias pessoas ficado feridas devido à queda de objectos, segundo a rádio nacional japonesa.
O sismo, que foi sentido às 17:56 (9:56 em Lisboa) na capital japonesa, prolongou-se por vários minutos. Seguiram-se várias réplicas cerca de meia hora depois.
Diversas pessoas ficaram feridas devido à queda de objectos, na cidade de Niigata, perto do epicentro do sismo, localizado a 200 quilómetros a norte de Tóquio, a uma profundidade de 20 quilómetros, de acordo com a agência meteorológica nacional.
O trânsito ferroviário foi interrompido em Niigata e nas províncias vizinhas.
Não foi lançado qualquer alerta de "tsunami" (maremoto).
No passado fim-de-semana, dois sismos de magnitude 5,6 na escala aberta de Richter abalaram a região de Tóquio, sem fazer danos.
O Japão encontra-se na confluência de quatro placas tectónicas, com milhares de abalos todos os anos, sendo a capital, Tóquio, susceptível de sofrer um mega-sismo a todo o momento.
O sismo mais mortífero do Japão, nos últimos anos, ocorreu em Kobe (sudoeste), em Janeiro de 1995, tendo provocado a morte de mais de 6.000 pessoas. A magnitude do abalo foi de 7,2 na escala aberta de Richter.