Forte dispositivo de segurança para audição de O Solitário no tribunal
Pamplona, Espanha, 17 Jan (Lusa) - Um forte dispositivo de segurança vai ser montado para a audição hoje num tribunal de Pamplona do assaltante conhecido como O Solitário, transferido na terça-feira de Portugal, onde foi capturado.
Jaime Jiménez Arbe está actualmente na cadeia municipal de Zuera, a 30 quilometros de Saragoça, e a meio da tarde de hoje deverá ser transferido para o tribunal de Tudela, onde será inquirido no âmbito do processo em que é acusado da morte de dois agentes da Guarda Civil em 2004.
Convocado para as 17:00 (16:00 em Lisboa), Arbe deverá ser transferido para o tribunal de instrução 3 cerca das 16:30, onde, segundo um comunicado do Tribunal Superior de Justiça de Navarra, deverá poder falar com o seu advogado antes da comparência na sala de audiências.
Agentes de várias forças policiais participam no dispositivo de segurança que começará a ser instalado ao início da tarde e que incluirá o fecho da rua de acesso ao tribunal.
Arbe, o assaltante mais procurado em Espanha na última década, foi capturado a 23 de Julho de 2007 quando se preparava para assaltar um banco na Figueira da Foz.
Preso até agora em Portugal, Arbe foi entregue temporariamente e durante dois meses às autoridades espanholas, numa operação que decorreu na terça-feira na cadeia de Elvas.
A transferência foi pedida pelo tribunal que está a instruir o processo do assassínio dos agentes Juan Antonio Palmero e José Antonio Vidal, alegadamente baleados no dia 09 de Julho de 2004 por Arbe a quem perseguiam depois de este ter cometido uma infracção de trânsito.
Após a comparência no tribunal de Tudela, O Solitário regressará a Portugal onde terá que responder perante a justiça portuguesa por crimes de tentativa de assalto, porte ilegal de arma e uso de matrículas falsas, entre outros delitos que podem acarretar uma pena de até 20 anos de cadeia.
Durante a sua estada em Espanha permanecerá detido na cadeia de Zuera, um centro prisional de "máxima segurança".