Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

França conclui que regime de Bashar al-Assad usou gás sarin

por RTP
Foram encontrados vestígios de hexamina, um composto orgânico usado na produção de gás sarin, no sangue das vítimas Ammar Abdullah - Reuters

Os Serviços de Inteligência franceses concluíram que as forças leais ao Presidente sírio Bashar al-Assad usaram gás sarin no ataque à cidade de Khan Sheikhoun, a 4 de abril, que matou dezenas de pessoas.

Num documento de seis páginas, a que a agência Reuters teve acesso, os Serviços de Inteligência Franceses afirmam que “somente Bashar al-Assad e alguns dos seus apoiantes mais próximos podiam dar a ordem de usar armas químicas”.

Os autores do relatório chegaram a essa conclusão depois de terem analisado amostras de sangue das vítimas onde foram encontrados vestígios de hexamina, um composto orgânico usado na produção de gás sarin.

O ataque com gás sarin à cidade síria de Khan Sheikhoun, no norte do país, provocou a morte a dezenas de pessoas e levou os Estados Unidos a lançarem uma ofensiva com mísseis cruzeiro contra a base aérea. O que foi o primeiro ataque direto da Administração Trump ao Governo de Assad. 

O documento acrescenta que os grupos jihadistas na área não tinham capacidade para desenvolver um ataque desse tipo e que o Estado Islâmico não se encontrava na região.
Tópicos
pub