França desaconselha viagens a Portugal e Espanha e admite reforço de medidas

por RTP

O secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus desaconselhou as viagens a Portugal e Espanha, admitindo o reforço de medidas.

A situação nos países ibéricos é "particularmente preocupante", afirmou Clement Beaune, acrescentando que "nos próximos dias poderá haver um reforço das medidas" no âmbito das viagens. O conselho surge na sequência de uma aumento de casos nos dois países, relacionados com um aumento da prevalência da variante delta.

Em entrevista ao canal de televisão France 2, para o programa "Les 4 Vérités", Clement Beaune disse ainda que para "aqueles que ainda não reservaram as suas férias, evitem" Portugal e Espanha, especialmente a região da Catalunha. “Aqui [Península Ibérica] temos uma situação particularmente preocupante, especialmente em Portugal, onde, felizmente, estão a tomar medidas”, disse.

"É melhor ficar em França, ou ir para outros países", disse.

Portugal registou na quarta-feira oito mortes atribuídas à covid-19, o número mais elevado desde 14 de abril, 3.285 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, e uma diminuição nos internamentos, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de novos casos é também o mais elevado desde 11 de fevereiro, dia em que o país notificou 3.480 casos.

Já Espanha registou 17.384 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas.

O chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, vai viajar para Madrid para um encontro com a homóloga espanhola, Arancha González Laya, para falar da gestão da pandemia.

Em Espanha, com uma incidência acumulada de 252 casos por 100 mil habitantes, a ministra da Saúde descartou a hipótese de criar um recolher obrigatório ou por limites àdiversão noturna. Carolina Darias garante que a pandemia mudou de tendência, com a "estabilização" nos grupos com maior taxa de vacinação e um "aumento notável" entre os mais jovens, e afasta medidas mais restritivas a nível nacional. A variante delta e já predominante em pelo menos quatro comunidades.

 

c/Lusa

pub