Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

França. Emmanuel Macron nomeou Gabriel Attal como novo primeiro-ministro

O presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou esta terça-feira Gabriel Attal, atual ministro da Educação, como próximo chefe de Governo. Attal, de 34 anos, será o mais jovem primeiro-ministro da história de França.

Joana Raposo Santos - RTP /
O jovem ministro da Educação era considerado o favorito para assumir a chefia do executivo francês. Gonzalo Fuentes - Reuters

Segundo a agência France Presse, Macron indicou Attal para suceder a Éilsabeth Borne, que apresentou a sua demissão na segunda-feira. A nomeação já foi oficializada pela Presidência.

O jovem ministro da Educação era considerado o favorito para assumir a chefia do executivo francês.

Para além de se tornar o mais jovem primeiro-ministro da história da República francesa, será também a primeira pessoa assumidamente homossexual, afirmou à AFP uma fonte próxima do Palácio do Eliseu.
Emmanuel Macron já se pronunciou publicamente sobre a nomeação. “Caro Gabriel Attal, sei que posso contar com a tua energia e compromisso para implementar o projeto de rearmamento e de regeneração que anunciei. Em fidelidade para com o espírito de 2017: superação e audácia. Ao serviço da Nação e dos franceses”, escreveu na rede social X.

Descrito pelo semanário Le Point como o "novo Macron", Gabriel Attal é a figura mais popular do Governo, sendo o favorito de um em cada dois franceses, segundo sondagens realizadas no país.

A sua nomeação surge numa altura em que o segundo mandato de Macron tem enfrentado dificuldades. Sem maioria na Assembleia Nacional e confrontado com a ascensão da extrema-direita, o presidente Macron está neste momento a lutar para revitalizar o seu segundo mandato. Attal, filho de um produtor de cinema, entrou inicialmente no Governo para o cargo de secretário de Estado da Juventude.

A adoção de uma controversa reforma das pensões e, mais recentemente, de uma lei da imigração apoiada pela extrema-direita vieram abalar ainda mais o seu executivo.

Gabriel Attal pertenceu ao movimento de jovens apoiantes de Dominique Strauss Kahn, emblemática figura da esquerda francesa, e foi um dos primeiros socialistas a seguir Emmanuel Macron quando o seu partido En Marche! foi fundado, em 2016.

c/ agências
Tópicos
PUB