França. Mais de 215 mil crianças foram vítimas de abuso sexual por clérigos

por RTP
Reuters

Os dados que o relatório sobre os abusos sexuais na igreja católica francesa revelaram esta manhã são avassaladores. Mais de 215 mil crianças foram vítimas de abuso nas mãos de clérigos desde 1950, disse o responsável pela Comissão que realizou a investigação.

O número de vítimas sobe para 330.000 quando considerados "agressores leigos que trabalham em instituições da Igreja Católica", nomeadamente nas capelanias, professores nas escolas católicas ou em movimentos juvenis, disse o presidente da Comissão Independente sobre os Abusos da Igreja (Ciase), Jean-Marc Sauvé, duranta a apresentação do relatório à imprensa.

De acordo com Jean-March Sauvé, na igreja católica francesa existiram nos últimos 70 anos entre 2900 a 3200 pedófilos suspeitos. 

O número de abusos sexuais nos quais estas pessoas estiveram envolvidas representam quatro por cento de todos os casos em toda sociedade francesa.

Disse esta manhã o responsável pelo relatório que o "problema ainda não foi superado", dando a indicação de que ainda acontece no seio da igreja.

Outra conclusão apresentada foi a de que, durante anos, a Igreja demonstrou sempre "completa indiferença" em relação às vítimas até à década de 2000.

Esta comissão foi criada por bispos católicos franceses em finais de 2018 para investigar os abusos sexuais e tentar assim restaurar a confinaça pública na Igreja.

Um representante dos bispos católicos da França pediu perdão às vítimas de abuso sexual por parte do clero.

Monsenhor Eric de Moulins-Beaufort, chefe da Conferência dos Bispos da França, disse que ele e seus colegas queriam expressar às vítimas a sua vergonha pelos abusos revelados neste relatório.
pub