França rasga o acordo com Mercosul e justifica-se com a Amazónia

por Antena 1

Reuters

A França retirara a assinatura do acordo existente entre a União Europeia e a Mercosul, onde se inclui o Brasil. Emmanuel Mácron justifica a atitude com a falta de políticas para salvar a amazónia por parte do governo brasileiro, mas há quem diga que esta é uma oportunidade politica para o chefe de estado francês.

A Greenpeace aplaude a atitude, mas afirma pecar por tardia e fala em atitude hipócrita para favorecer os criadores de gado franceses, descontentes com a invasão de carne da América do Sul.

Quem não está contente com a situação é o presidente brasileiro que vai ter uma intervenção na cimeira, ainda esta sexta-feira, e que
Se espera que apresente medidas a fim de conter as queimadas na Amazônia.

Uma dessas medidas é a assinatura de um decreto instituindo a Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA) para ajudar os Estados da região nas ações de combate ao fogo na floresta.

Pelos menos três chefes de governo (Emanuel Mácron, da França, Justin Trudeau, do Canadá e Ângela Merkel, da Alemanha) decidiram levar a questão da Amazônia para a reunião do G-7 (grupo dos sete países mais ricos), em Biarritz, na França, neste fim de semana.
pub