Francisco Guterres Lu-Olo é o novo Presidente de Timor-Leste

por RTP
Francisco Guterres Lu-Olo foi apoiado pelas maiores forças políticas de Timor-Leste, Fretilin e CNRT Mast Irham - EPA

Francisco Guterres Lu-Olo foi eleito Presidente da República de Timor-Leste, confirmam dados dados do Secretariado de Administração Eleitoral. António da Conceição é o segundo candidato mais votado.

De acordo com o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), quando estavam contados 90,09 por cento dos votos, Lu-Olo liderava o escrutínio com 262.147 votos, ou 57,42 por cento do total.

O segundo classificado, António da Conceição, recolhia 147.436 votos, ou 32,29 por cento do total, como conta o correspondente da Antena 1 em Timor-Leste, António Sampaio.

Para vencer, qualquer candidato teria de obter 50 por cento dos sufrágios válidos mais um. Ou seja, 261.289, uma fasquia já superada por Lu-Olo.

Num universo eleitoral de 743.150 pessoas, mesmo que a taxa de participação nas assembleias por apurar fosse de 100 por cento, estariam por contar 73.646 votos: menos do que aqueles de que António da Conceição precisaria para impedir Lu-Olo de se tornar Presidente.

Dirigentes do Partido Democrático, que apoiou o segundo candidato mais votado nas eleições presidenciais, António da Conceição, já felicitaram Francisco Guterres Lu-Olo pela vitória nas eleições de segunda-feira.

Francisco Guterres Lu-Olo conquista assim a eleição para a Presidência de Timor-Leste à terceira investida. Em 2007, perdera para Ramos Horta e, em 2012, para Taur Matan Ruak.
“Desta vez a vitória é minha”
Francisco Guterres Lu-Olo manifestou-se já feliz pela vitória, considerando determinante o apoio de Xanana Gusmão. O Presidente eleito comprometeu-se a pugnar pelo diálogo nacional.

“Desta vez a vitória é minha”, clamou Lu-Olo, em declarações à agência Lusa.

“Foi realmente decisivo esse apoio de Xanana Gusmão e do CNRT, mas posso dizer que muito mais decisivos foram os militantes e quadros da Fretilin que apoiaram a minha candidatura. Esses sim foram determinantes”, continuou.

Lu-Olo falava à agência noticiosa a partir da sede do Comité Central da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), onde entretanto se concentraram centenas de militantes e simpatizantes do partido.

O Presidente eleito recebeu um telefonema do principal adversário, António da Conceição, ministro da Educação e secretário-geral do Partido Democrático, que o felicitou pela vitória “em seu nome e do partido”.

c/ Lusa
Tópicos
pub