FRELIMO anuncia os seus 43 candidatos às municipais de 19 de Novembro

Maputo, 25 Ago (Lusa) - A FRELIMO, partido no poder em Moçambique, anunciou hoje a lista final dos seus 43 candidatos às eleições municipais de 19 de Novembro, manifestando confiança na "capacidade ganhadora" dos seus concorrentes.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

As próximas eleições municipais, as terceiras do género no país, desde a introdução do processo autárquico em 1998, serão realizadas em 43 cidades e vilas com estatuto de municípios e incluem a escolha de presidentes municipais e membros das assembleias municipais.

Os candidatos que a formação política no poder em Moçambique apresentou hoje em Maputo foram escolhidos em eleições internas realizadas nos 43 municípios do país.

Para as principais cidades moçambicanas, a FRELIMO elegeu o actual ministro da Juventude e Desportos, David Simango, candidato à presidência da capital do país, Maputo, Lourenço Bulha, para a Beira, a segunda principal cidade do país.

David Simango poderá suceder no cargo de presidente do município de Maputo ao seu colega no partido FRELIMO, Eneas Comiche, a quem ganhou nas internas do partido realizadas no final da semana.

Bulha tentará conquistar a Beira ao principal partido da oposição, RENAMO, que ganhou naquele município nas eleições de 2003.

Apesar de ainda estar a realizar a escolha dos seus candidatos, a RENAMO já anunciou que apostará de novo em Deviz Simango na Beira, presidente do município desde 2003.

Na terceira cidade do país, Nampula, Norte, a FRELIMO voltou a escolher, Castro Namuaca, que dirige a urbe desde 2003, e na quarta, Quelimane, esta força pretende reconduzir Pio Matos.

Em todas elas, incluindo na capital do país, a RENAMO ainda não anunciou em definitivo os seus candidatos, prevendo concluir esse processo nos próximos dias.

Falando hoje das primárias da FRELIMO para as eleições autárquicas de 19 de Novembro, o porta-voz desta força política, Edson Macuácuá, enfatizou "a capacidade ganhadora" dos seus candidatos ao escrutínio.

"A maturidade e entusiasmo com que o processo de eleições internas decorreu garantem que a FRELIMO elegeu candidatos ganhadores", sublinhou Macuácua, congratulando-se ainda com o facto de esta força ter escolhido "candidatos certos, na hora certa e para os lugares certos".

Nas últimas eleições autárquicas, a RENAMO ganhou em cinco municípios e a FRELIMO em 28, do total dos 33 em disputa, a que se juntarão mais 10, que ascenderam a esse estatuto este ano, para o pleito de 19 de Novembro.

PMA.

Lusa/Fim


PUB