Frio, vento e neve afectam várias regiões de Espanha
O temporal de frio, vento e neve continua a fazer sentir-se em várias zonas de Espanha, nomeadamente no norte e sudeste do país, onde está a causar graves problemas na circulação em muitas estradas.
A situação levou a Protecção Civil a manter, pelo menos até sábado, o alerta de neve em cinco comunidades (Castela-La Mancha, Andaluzia, Aragão, Valência e Múrcia) e de vento e chuva fortes nas Canárias.
A neve e o gelo acumulados estão a causar problemas à circulação em vários locais, nomeadamente na A3, entre Madrid e Valência, onde o trânsito está parcialmente condicionado.
Há pelo menos 40 estradas encerradas em vários pontos do país e mais de 90 localidades rurais em Palencia continuam isoladas por estrada, devido à neve acumulada.
O intenso frio que se tem feito sentir levou à procura de gás natural em Espanha ao máximo histórico de 1.619 gigawatts por hora, um valor quatro por c ento acima do mais elevado de sempre, registado em Fevereiro do ano passado.
As autoridades nas Canárias declararam entretanto um alerta reforçado d evido ao vento e chuva que hoje e amanhã devem afectar a região.
O Instituto Nacional de Meteorologia prevê a queda de 40 milímetros cúb icos de água por hora em Santa Cruz de Tenerife e de 30 milímetros cúbicos por hora em Las Palmas.