Fundador de gigante chinês do comércio eletrónico nomeado assessor de organismo da ONU
Pequim, 21 set (Lusa) - O empresário Jack Ma, fundador do gigante de comércio eletrónico Alibaba e um dos homens mais ricos da China, foi nomeado assessor da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), informou hoje a sua empresa.
A nomeação de Ma, que servirá como assessor especial para jovens empreendedores e pequenas empresas, foi anunciada em Nova Iorque, onde esta semana se celebra a assembleia geral anual da ONU, pelo secretário-geral da UNCTAD, Mukhisa Kituyi.
"Ma é um influente e respeitado pioneiro na era da Internet, um inovador, empreendedor e filantropo", destacou o político queniano.
O fundador do Alibaba "tem uma abordagem visionária do empreendimento, sede de conhecimento e a crença num mundo melhor, as condições perfeitas para a UNCTAD", sublinhou.
Ma, cuja firma é responsável por mais de 80% das compras online na China, o maior mercado mundial de consumo na Internet, considerou a nomeação "uma honra".
"Durante toda a minha carreira trabalhei com empresários e sei do impacto social positivo e económico que existe quando temos a oportunidade de participar na economia global", sublinhou.
A UNCTAD assiste as economias em desenvolvimento a promover empresas, sobretudo as de dimensão pequena e média, com especial foco nos jovens empreendedores, para possibilitar que concorram na economia global.