Fundadores do YouTube relançam Delicious como rede social de descoberta de conteúdo
Porto, 27 set (Lusa) -- Os fundadores do YouTube, Chad Hurley e Steve Chen, relançaram hoje o site de organização e partilha de "favoritos" Delicious como rede social de descoberta de conteúdo, mas muitos dos antigos utilizadores não gostaram da mudança.
"Um novo sabor... ainda delicioso" foi a mensagem escolhida pela empresa de Hurley e Chen, Avos, para apresentar a renovação do Delicious (www.avos.com/new-delicious/), criado há oito anos e comprado em abril à Yahoo! pelos fundadores do YouTube.
A principal novidade do novo Delicious é o "Stack" (pilha, monte), uma "playlist" de conteúdos sobre qualquer assunto, "amontoados" pelos utilizadores.
As pilhas de conteúdos são constituídas fundamentalmente por fotografias e vídeos, dando uma imagem visual colorida, contrastante com o anterior design simples, que se resumia a branco, azul e preto.
Entre as novidades, conta-se também a substituição de "fãs" por "seguidores"/"seguidos", à semelhança do Twitter, tendo deixado de existir a "network" (rede), que permitia ver numa página as adições mais recentes dos utilizadores seguidos.
No novo Delicious é agora mais fácil adicionar ao navegador o botão para guardar páginas na conta pessoal (basta arrastar) e as "tags" (etiquetas) passam a poder ter palavras separadas.
Logo nas primeiras horas, a página do Delicious no Facebook ficou repleta de críticas, nomeadamente ao desaparecimento das "tag bundles" (pastas de tags), dos "feeds" por RSS e das listas de "tags" mais utilizadas e por ordem alfabética.
Vários utilizadores relataram também problemas na utilização do serviço nalguns servidores, nomeadamente no Internet Explorer (IE) e no Google Chrome.
Quem abre o site no IE recebe no topo uma mensagem do Delicious recomendando a utilização do Mozilla Firefox, por a ferramenta ter ainda "suporte limitado".
A própria Avos reconhece que o site foi "reconstruído do zero", pelo que surge ainda em versão beta, que será melhorada ao longo do tempo.
"Estamos orgulhosos do que fizemos, mas o processo também trouxe o site `de volta para beta`, como um trabalho em andamento. Muito mais trabalho será necessário para realizar a nossa visão: manter a essência do Delicious -- a principal ferramenta de `bookmarking` social -- enquanto se constrói em cima de sua principal funcionalidade para criar também um serviço de grande descoberta", refere a empresa.