Funeral de Príncipe Rainier realiza-se dentro de uma semana
O funeral do príncipe Rainier do Mónaco, que morreu hoje aos 81 anos, só se realizará dentro de uma semana, mas o período de luto ainda não foi fixado, segundo fontes do palácio.
"Estamos a organizar tudo o que diz respeito ao luto" pela morte de Rainier, adiantaram as fontes, frisando que "de momento" não foi fixado o período de luto que será observado no Mónaco, na sequência da morte de seu soberano.
Em qualquer caso, o funeral demorará "pelo menos uma semana", salientaram.
A morte de Rainier foi hoje oficialmente anunciada pelo ministro de Estado (primeiro-ministro) do Mónaco, Patrick Leclercq, que prestou "uma imensa homenagem" ao soberano, enaltecendo o trabalho do príncipe ao longo de mais de meio século.
"Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Rainier III já não está entre nós. Foi arrancado do afecto dos seus e do seu povo esta quarta- feira (hoje) às 06:35" (05:35 em Lisboa), disse Leclercq, pouco depois de o seu gabinete informar que o soberano tinha morrido.
O ministro de Estado monegasco comentou que este "é um momento de dor", acrescentando: "cada um de nós sente-se órfão, pois o Principado teve a sua marca durante mais de 56 anos de reinado".
Rainier III morreu hoje aos 81 anos no centro cardio-torácico do principado, onde se encontrava internado desde 07 de Março, na sequência de uma crise bronco-pulmonar, anunciou o palácio real.