EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Furacão Félix atinge categoria 5 e ameaça centro das Caraíbas

Furacão Félix atinge categoria 5 e ameaça centro das Caraíbas

O furacão Félix aumentou de intensidade e atingiu a categoria 5, com ventos de 265 quilómetros por hora, dirigindo-se para o centro das Caraíbas, informou o Centro de Vigilância de Furacões dos Estados Unidos.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
A categoria 5 é a mais elevada na escala que mede a intensidade das tempestades tropicais EPA/arquivo

Hoje de manhã (hora de Lisboa), o centro da tempestade encontrava-se a cerca de 475 quilómetros a su-sueste de Kingston, Jamaica, e a 895 quilómetros a leste de Cabo Gracias a Dios, na fronteira entre a Nicarágua e as Honduras, deslocando-se para oeste à velocidade de 33 quilómetros por hora.

A categoria 5 é a mais elevada na escala Saffir-Simpson, que mede a intensidade das tempestades tropicais.

O Felix já passou por Aruba, Curaçao e Bonaire com fortes chuvas e ventos, levando muitos turistas a refugiarem-se nos hotéis, mas acabou por causar menos danos do que se esperava.

O furacão segue uma trajectória oeste-noroeste em direcção ao norte da Nicarágua, Honduras e Belize, segundo o Centro de Vigilância norte-americano. A Jamaica e as ilhas Caimão mantêm-se também em alerta.

Este é o segundo furacão do Atlântico na temporada, depois da passagem do Dean que provocou 20 mortos e elevados prejuízos, num rasto de Santa Lucia ao México.


PUB