Furacão Maria coloca Caraíbas em alerta

por RTP
EPA

O furacão Maria ganhou força e atingiu na última noite, enquanto furacão de categoria cinco, a ilha francesa de Dominica, nas Antilhas Menores. O furacão mantém-se atualmente classificado como sendo de categoria cinco, com ventos de 260 quilómetros por hora. Maria está agora a afetar a ilha de Guadalupe e deverá chegar esta noite às Ilhas Virgens e a Porto Rico.

Durante a última noite, o olho do furacão Maria passou sobre a ilha de Dominica, com 75.000 habitantes, por volta das 21h35 locais (2h35 em Lisboa).

No Facebook, o primeiro-ministro da Dominica indicou que os habitantes “perderam tudo o que poderiam ter perdido”. “Os ventos levaram os telhados de quase todas as pessoas com quem falei ou com quem estive em contacto”, escreveu o governante Roosevel Skerrit.

“O meu maior receio é que, de manhã, acordem com feridos graves e possíveis vítimas mortais provocados pelos deslizamentos de terras provocados pelas chuva”, indicou ainda.

Antes de Dominica, o furacão Maria tinha já passado pela ilha francesa da Martinica. O olho do furacão passou a cerca de 50 quilómetros a norte da ilha. Segundo a imprensa francesa, perto de 33 mil casas ficaram sem eletricidade. Os bombeiros foram chamados para algumas dezenas de ocorrências. A passagem do furacão Maria não terá provocado danos significativos.
Porto Rico em estado de emergência
Antecipando a passagem deste novo furacão, o presidente dos Estados Unidos assinou já a declaração de estado de emergência pra Porto Rico e Ilhas Virgens dos Estados Unidos.

A ordem autoriza o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, e a Agência Federal para a Gestão de Emergências (FEMA) a coordenarem as ajudas de emergência.

"Esta ação vai ajudar a aliviar o sofrimento e as dificuldades que a situação pode trazer à população local e fornece a assistência apropriada para adotar as medidas necessárias de emergência", indica a ordem assinada por Trump.

A FEMA está autorizada a "identificar, mobilizar e proporcionar sob o seu critério, equipas e recursos necessários para aliviar o impacto" da passagem do furacão.
Tópicos
pub