Garantidas eleições legislativas em Angola para 2008

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, garantiu hoje em Luanda que as eleições legislativas no país se realizam em 2008.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Terminou o registo eleitoral e em 2008 serão realizadas as eleições legislativas", disse Eduardo dos Santos, que discursava na abertura das conversações entre as delegações ministeriais de Angola e do Brasil, no âmbito da visita do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, a Angola.

Segundo Eduardo dos Santos, "além dos êxitos alcançados internamente, com a consolidação da paz e da reconciliação, a situação política é estável".

Nas futuras eleições, deverão participar mais de oito milhões de angolanos.

As primeiras eleições gerais em Angola foram realizadas em Setembro de 1992, tendo os seus resultados sido rejeitados pelo então líder da UNITA, Jonas Savimbi, provocando o reacender da guerra civil, que apenas terminou em Fevereiro de 2002, com a morte em combate do líder histórico da UNITA, tendo o acordo de paz sido assinado em Abril do mesmo ano.

A oposição angolana exige que o chefe de Estado marque a data das eleições, mas a indicação oficial é apenas que as legislativas se realizam no próximo ano e as presidenciais em 2009.

PUB