General Motors apresenta veículo híbrido recarregável em Los Angeles

A General Motors decidiu acelerar o desenvolvimento de uma gama de veículos que funcionam a electricidade e vai vender, a médio prazo, um automóvel híbrido recarregável.

Agência LUSA /

O anunciou foi feito pelo presidente do grupo automóvel americano, Rick Wagoner, segundo quem a nova viatura ajudará a "melhorar a diversidade (das fon tes) de energia e a minimizar o impacto do automóvel no ambiente".

Wagoner, que falava na feira do automóvel de Los Angeles, indicou ainda que este compromisso vai para além dos anúncios relativos ao desenvolvimento da tecnologia híbrida (gasolina-electricidade) ou dos veículos a hidrogénio.

Os híbridos recarregáveis vão poder andar muito mais tempo seguido apen as com recurso à electricidade, o que é sinónimo de um consumo de gasolina muito fraco, sublinhou a General Motors.

O anúncio acerca da nova viatura constitui uma volta de 180 graus para a empresa, que abandonou a tecnologia eléctrica no início do ano 2000, após ter testado na Califórnia um pequeno veículo totalmente eléctrico, o EV-1.

Tal como a Ford e a Chrysler, os outros dois grandes grupos americanos, a General Motors é confrontada com uma grave crise financeira, resultante da in adaptação de uma parte da sua gama ao mercado.

A inadaptação decorre do crescente aumento do preço da gasolina nos Est ados Unidos desde 2001.

Na feira do automóvel de Los Angeles, que abre as suas portas ao públic o sexta-feira, a General Motors apresenta uma versão híbrida do 4x4 GMC Yukon, a utomóvel cujo consumo fica assim reduzido em 25 por cento face ao seu congénere movido a gasolina.

PUB