General sérvio inculpado por crimes de guerra entrega-se ao TPI
Vladimir Lazarevic, um dos quatro generais sérvios inculpados de crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPI), decidiu entregar-se à justiça internacional, anunciou hoje o primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica.
"O general Lazarevic decidiu, depois de uma reunião com Vojislav Kostunica, entregar-se voluntariamente a Haia e cumprir, desta forma difícil, o seu dever para com a pátria e ajudar o seu país", lê-se no comunicado do primeiro-ministro sérvio.
Segundo o texto, no final da próxima semana, o general Lazarevic comparecerá em Haia, acompanhado por um ministro do Governo sérvio.
Belgrado dará todas as garantias necessárias ao general Lazarevic para que possa ficar em liberdade condicional até ao julgamento.
O Governo sérvio também pretende ajudar a organizar a defesa deste general, que foi comandante do exército em Pristina.
Quatro generais sérvios, dois do exército e dois da polícia, são acusados pelo TPI de crimes de guerra cometidos contra a população albanesa no Kosovo durante o conflito de 1998/99, em que morreram cerca de 10.000 pessoas, na sua maioria albaneses.