Gibraltar - Criação de Forúm de Diálogo que inclui Londres e Madrid

Espanha, Reino Unido e Gibraltar anunciaram hoje a criação de um "fórum de diálogo sobre Gibraltar", no qual Madrid aceitou, pela primeira vez, que o governo do território tenha o mesmo poder de decisão do que os outros membros.

Agência LUSA /

"Toda a decisão ou acordo feito no seio do fórum deverá ser aceite pelas três partes", de acordo com um comunicado tripartido difundido pelo ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol.

O comunicado sublinha que caso se trate de uma decisão que comprometa os Estados, e porque Gibraltar não é "um Estado soberano independente", "o Reino Unido não dará o seu acordo sem o consentimento do governo de Gibraltar".

Há muito tempo que o governo de Gibraltar reivindica ser considerado como participante pleno nas discussões entre Londres e Madrid sobre o futuro do pequeno território de seis quilómetros, situado no extremo sul da Península Ibérica.

O fórum de diálogo irá permitir às três partes "um esforço para criar uma atmosfera construtiva de confiança mútua e de cooperação em benefício da prosperidade de Gibraltar e da região que a cerca, em particular o plano de Gibraltar", acrescenta.

O fórum irá reunir-se, a nível ministerial, pelo menos uma vez por ano, estando prevista a realização de outras reuniões a outros níveis, além da possibilidade de criação de grupos de trabalho.

O primeiro grupo de trabalho vai reunir-se já em Janeiro de 2005, em Londres, para examinar os problemas das reformas dos antigos trabalhadores espanhóis em Gibraltar.

Segundo informações divulgadas na última semana, um dos primeiros pontos a ser examinado pelas três partes será a possibilidade de um acordo de utilização comum do aeroporto de Gibraltar, actualmente sem ligações com Espanha.

Em Novembro de 2002, Madrid e Londres congelaram as negociações depois de um referendo não oficial sobre Gibraltar que confirmou a hostilidade quase total dos habitantes de Gibraltar (cerca de 30.000) a qualquer mudança de estatuto.


PUB