Giuseppe Conte com mandato do Presidente italiano para formar Governo

É oficial. O Presidente italiano deu luz verde ao primeiro-ministro demissionário, Giuseppe Conte, para formar Governo, depois dos partidos Movimento 5 Estrelas (M5E, antissistema) e Democrático (PD, centro-esquerda) terem anunciado um acordo para a formação de um novo executivo em Itália.

RTP /
Giuseppe Conte vai liderar um Governo de coligação que junta o o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrático Reuters

O Presidente italiano Sergio Mattarella deu a Giuseppe Conte um mandato para formar um Governo de coligação que junta o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrático.

Uma solução que deixa de parte Salvini. Giuseppe Conte tinha apresentado a demissão na semana passada depois de uma rutura com a Liga de Salvini - partido de extrema direita.

A decisão agora conhecida evita para já novas eleições. Ainda ontem o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrático tinham informado o Presidente de que estavam disponíveis para colocar de parte as fortes diferenças entre os dois para formar um Governo liderado por Giuseppe Conte.

O processo começa agora uma vez que os dois partidos têm ainda que chegar a acordo sobre políticas e a equipa de ministros.

Mas tanto o líder do Movimento 5 Estrelas, Luigi Di Maio, como Nicola Zingaretti do Partido Democrático, afirmaram a sua disponibilidade para encontrar soluções. "Nós amamos a Itália e consideramos que vale a pena tentar esta experiência", disse Zingaretti.

Num documento inicial de coligação, os dois partidos afirmam que vão pedir flexibilidade à União Europeia para 2020 de forma a "reforçar a coesão social" no país.

Giuseppe Conte disse entretanto que aceita o mandato para formar Governo e que "nos próximos dias" vai reunir com o Presidente para submeter a sua proposta de ministros.
PUB