Mundo
Gota fria. Chuvas torrenciais atingem Sudeste de Espanha
Em Espanha, já há quatro vítimas mortais em resultado das chuvas torrenciais que estão a atingir o Sudeste do país. Em Alicante, caíram 350 litros por metro quadrado em 12 horas. Há aldeias isoladas, onde nem sequer a Unidade Militar de Emergência consegue entrar.
Murcia e Almería foram as zonas mais fustigadas durante a noite. Um homem morreu em Almeria depois do veículo em que viajava ter ficado preso num túnel, fazendo subir para quatro o número de vítimas mortais. Pelo menos 440 pessoas ficaram desalojadas na sequência desta gota fria, como é conhecido este fenómeno.
Esta sexta-feira é o segundo dia mais crítico da tempestade em Espanha.
Almería, Valencia, Alicante e Murcia estiveram em aviso vermelho, o aviso mais grave em Espanha. Almería e Murcia saíram da situação de alerta às 8h00, mas em Alicante e Valencia, o aviso vermelho mantém-se até à meia-noite. As Baleares passaram a integrar este nível de alerta desde as 9h00.
As chuvas também já levaram ao encerramento do aeroporto de Almeria, na Andaluzia, devido à condição das estradas e ao consequente difícil acesso às instalações.
De igual modo, foram suspensas as atividades escolares na capital de Almeria e noutros municípios vizinhos.
A gota fria vai seguir no sentido noroeste, e atravessará Espanha a caminho de Portugal. No entanto, será já com menor intensidade.