Governador de Luanda exonerado pelo Presidente da República
Luanda, 01 Fev (Lusa) - O governador da província de Luanda, Job Pedro Capapinha, foi hoje exonerado, a seu pedido, pelo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.
Em comunicado, a presidência informa que o cargo será interinamente assumido pela vice-governadora, Francisca do Espírito Santo.
Job Capapinha esteve nos últimos meses sujeito a fortes pressões da opinião pública para resolver alguns problemas da área urbana de Luanda, com destaque para a questão do lixo.
Segundo um despacho da agência noticiosa angolana (ANGOP), O Chefe do Estado criou, entretanto, um Gabinete para Intervenção na Província de Luanda, coordenado por Joaquim António Reis Júnior, secretário do Conselho de Ministros, e coadjuvado por Manuel Correia Víctor, para área económica, Manuel António, para a área social, e por Afonso de Antas Miguel, para a área produtiva.
O gabinete tem em vista conduzir de modo coordenado o elevado número de projectos de subordinação ao Governo central, designadamente nos domínios das infra-estruturas básicas, da requalificação urbana e do ordenamento rural, harmonizando-os com os programas e projectos de carácter local.
A nova estrutura vai funcionar em estreita colaboração com o Gabinete Técnico de Coordenação dos Projectos da Província de Luanda, em matéria específica, e estabelecer uma relação de coordenação especial com o Governo da Província, no que se refere a troca de informações sobre a execução dos projectos de carácter local.
Integram ainda o Gabinete ora criado, que só cessará a sua actividade por despacho do Presidente da República, representantes dos ministérios do Planeamento, das Finanças, das Obras Públicas, do Urbanismo e Ambiente, da Administração do Território e da Energia e Águas e também representantes do Secretariado do Conselho de Ministros e do Gabinete de Reconstrução Nacional.
RB.