Governador de São Paulo será adversário de Lula da Silva

O actual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, será o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) nas presidenciais de Outubro, anunciaram hoje fontes partidárias.

Agência LUSA /

O governador de São Paulo, do mesmo partido do antigo Presidente Fernando Henrique, será o principal adversário do Presidente Lula da Silva, que deverá anunciar em Abril a sua candidatura a um segundo mandato.

Geraldo Alckimin venceu o actual Prefeito de São Paulo, José Serra, candidato derrotado por Lula da Silva em 2002, que também disputava a candidatura pelo PSDB às próximas presidenciais.

Apesar de ser mais conhecido da população e estar mais bem colocado nas sondagens, José Serra teria de renunciar ao cargo de Prefeito (presidente da Câmara), para que foi eleito há pouco mais de um ano, se fosse candidato às presidenciais.

"Não é possível o Brasil continuar a ser desgovernado pela falta de ética do Partido dos Trabalhadores", afirmou o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati, referindo-se às denúncias de corrupção que envolvem o partido de Lula da Silva.

"O PSDB oferecerá um projecto político de verdade, ético, e irá apontar um rumo para este Brasil, dando oportunidades a todos os brasileiros", salientou Jereissati, durante o anúncio da escolha de Alckmin.

Formado em Medicina pela Universidade de Taubaté, cidade do interior do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin é um dos fundadores do partido.

Na sua carreira política, Alckmin já ocupou os cargos de membro da Câmara Municipal, deputado estadual e deputado federal pelo Estado de São Paulo.

Vice-governador de São Paulo por dois mandatos, Geraldo Alckmin assumiu o Governo de São Paulo, em 2001, com a morte do então governador Mário Covas, vítima de cancro, tendo sido reeleito nas eleições em 2002.

PUB