Mundo
Governador encerra Esplanada em Brasília para deter manifestação pró-Bolsonaro
O Governador Ibaneis Rocha encerrou este domingo ao tráfego, pedonal como motorizado, as ruas em torno do Palácio Presidencial, dos ministérios, do Supremo Tribunal e do Congresso.
A decisão, emitida por decreto sábado à noite, destinou-se a impedir a alegada ameaça de um pequeno grupo de apoiantes do Presidente jair Bolsonaro, conotados com a extrema-direita, que pretenderiam invadir o Congresso.
Um acampamento desse grupo, na área entretanto encerrada, foi disperso de manhã pela polícia, com granadas de gás lacrimogéneo e de fumo. Os membros deste grupo são acusados de exibir armas e de pretenderem instituir uma ditadura militar no país, sob somando de jair Bolsonaro.
O decreto afirmou ainda que o encerramento da área iria evitar grandes ajuntamentos numa altura de pandemia.
Com o encerramento da Esplanada dos Ministérios, como é conhecida a área governamental de Brasília, os apoiantes de Bolsonaro acabaram por levar as manifestações para outras áreas, incluindo o bairro onde se situa o Quartel Geral do Exército, em frente ao qual colocaram uma enorme bandeira do Brasil.
Os manifestantes acusaram o Supremo Tribunal e o Congresso de bloquearem o Governo do Presidente.
Em São Paulo, a polícia só autorizou protestos simultâneos de apoiantes e detratores de Jair Bolsonaro por estes se realizarem em diferentes locais da cidade. As manifestações foram pacíficas na sua maior parte.
Bolsonaro está em rota de colisão com o Supremo Tribunal, desde que este ordenou que a gestão da pandemia passase para asmãos do diferentes governadores estaduais.
Este domingo, o juiz do Supremo Tribunal, Gilmar Mendes, criticou na rede Twitter o pedido do Presidente para que as pessoas entrassem nos hospitais para filmar se as camas nos cuidados intensivos estavam ou não ocupadas.
Bolsonaro disse querer prevenir fraudes e a inflação do numero de casos graves de Covid-19.
Mendes afirma que, com esta ação, o Presidente pode ter cometido um crime.
O Brasil registou este domingo 867.624 casos confirmado de infeção, mais 17.110 do que sábado, indicou o Ministério da Saúde.
O número total de óbitos por Covid-19 subiu para 43.332, depois de mais 612 mortes reportadas nas últimas 24 horas.