Governo basco confirma detecção primeiro caso de vírus H5N1

O conselheiro de saúde do governo bas co, Gonzalo Sáenz de Samaniego, confirmou hoje ter sido detectado o primeiro caso da variante H5N1 da gripe das aves em Espanha.

Agência LUSA /

Gonzalo Sáenz de Samaniego disse aos jornalistas que a ave infectada fo i encontrada morta há uma semana, no pantanal de Salburua, na zona de Álava, cer ca de 50 quilómetros a leste de Vitoria, capital do País Basco, norte de Espanha .

Desde então, referiu, a ave foi submetida a testes que confirmaram a ex istência da variante mais perigosa do vírus da gripe das aves, que até aqui não tinha sido detectada em Espanha.

Apesar disso, frisou Samaniego, o risco para a saúde pública é praticam ente nulo já que as análises iniciais apontam para um nível de contágio relativa mente baixo, não tendo sido encontradas até ao momento outras aves mortas na zon a.

Ramón Juste, director do laboratório de saúde do País Basco, anunciou h oje que a variante H5N1 tinha sido encontrada nos testes feitos a um mergulhão, um tipo de ave aquática.

Juste explicou que a ave não é particularmente migratória o que leva os especialistas a supor que o vírus terá sido contraído de outra ave migratória e portadora do vírus H5N1.

"É muito difícil conseguir fazer-se um controlo exaustivo de todas as a ves migratória", afirmou.

Testes adicionais estão a ser feitos no Laboratório Nacional em Madrid, onde são analisados todos os casos de suspeita de gripe das aves em Espanha.

Em comunicado, o Ministério de Agricultura Pesca e Alimentação informou que os resultados das análises adicionais deverão ser conhecidos dentro de hora s.

As amostras foram enviadas de Álava quinta-feira, estando a ser analisa das para "determinar se se trata de um caso de H5N1 e a sua eventual origem", lê-se no comunicado.


PUB