Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Governo brasileiro quer encontrar desaparecidos durante a ditadura

por Lusa
Governo brasileiro quer continuar a procurar os desaparecidos da ditadura Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil comprometeu-se a continuar a busca de pessoas desaparecidas durante a ditadura (1964-1985) e assim garantir a justiça e a memória das vítimas.

"É dever do Estado continuar procurando pelos desaparecidos. Não estamos lidando com o passado, não queremos prestar contas ao passado: estamos prestando contas ao futuro do país. Estamos estabelecendo uma forma de garantir a justiça e a memória", disse Silvio Almeida, citado em comunicado.

O ministro brasileiro recebeu em Brasília em audiência mais de 150 familiares de mortos e desaparecidos políticos.

 "Estamos em fase de reconstrução. Hoje, o evento é para essas famílias que nunca abandonaram seus entes queridos e lutam por reparação e justiça. Uma lealdade exemplar", reforçou, de acordo com a mesma nota, o assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade, Nilmário Miranda.

Na segunda-feira, o Governo brasileiro lançou oficialmente em Brasília a "Semana do Nunca Mais", através da qual procura preservar a memória das vítimas da ditadura para que a democracia seja mantida viva no Brasil.

Na próxima sexta-feira assinala-se o aniversário do golpe que, a 31 de março de 1964, derrubou o governo constitucional de João Goulart e instalou uma ditadura militar que durou até 1985. 

Para garantir que os acontecimentos desse período não sejam esquecidos, o Ministério dos Direitos Humanos organizou uma série de eventos e iniciativas para ajudar a preservar a verdade sobre aqueles que foram vítimas da ditadura e para reforçar a importância da democracia e da justiça social.

O restabelecimento da comissão de busca dos desaparecidos, encerrada na reta final do Governo Jair Bolsonaro (2019-2022) e uma marcha em São Paulo, em homenagem às vítimas da violência do Estado, fazem também parte das iniciativas que terão lugar esta semana.

 

 

 

Tópicos
pub