Governo de Nauru cria caos judicial com destituição de único juiz
Sydney, Austrália, 20 jan (Lusa) - O governo de Nauru destitui o único juiz do país e cancelou o visto de um ex-magistrado australiano que ocupava o cargo de presidente do Supremo Tribunal, gerando um caos no sistema judicial, informou hoje a imprensa local.
O Presidente de Nauru, Baron Waga, destituiu no domingo o único magistrado do seu país, o australiano Peter Law, secretário do Supremo Tribunal, e ordenou que este fosse escoltado ao aeroporto, segundo a cadeia local ABC.
O presidente do Supremo Tribunal de Nauru, Geoffrey Eames, que exerceu o cargo durante três anos, emitiu uma ordem contra a deportação de Law, mas esta foi ignorada e viu também o seu visto cancelado.
Eames encontrava-se fora de Nauru, pelo que viu o seu regresso impedido.
A decisão de expulsão Law, que se encontra na cidade australiana de Brisbane, ocorre depois de este ter emitido ordens judiciais contra a decisão do governo de Nauru de deportar dois cidadãos sem lhes dar explicações ou respeitar o seu direito de defesa.
Law indicou que a sua expulsão impedirá o processo judicial de dezenas de casos, entre eles mais de 30 pedidos de asilo de pessoas que estão detidas num centro que a Austrália tem nesse país.