Governo de Timor-Leste aprova criação do município de Ataúro

por Lusa
Ataúro fica a 30 quilómetros de Dili D.R.-Facebook

O Governo timorense aprovou o decreto-lei de criação da Administração Municipal de Ataúro, município que nasce oficialmente a 1 de janeiro, com competências reforçadas na área ambiental e do turismo.

O Conselho de Ministros explicou que o decreto-lei, apresentado pelo ministro da Administração Estatal, Miguel Pereira de Carvalho, transfere competências de administração da ilha que estava, até aqui, integrada no município de Díli.

Numa intervenção no parlamento, na altura, o ministro da Administração Estatal explicou que entre os motivos para a criação do novo município estava a vontade de "minimizar os efeitos (...) do isolamento geográfico das populações", garantindo "melhor acesso à prestação de serviços e bens públicos, e maiores oportunidades de participação democrática dessas populações na atividade da Administração Pública".

"No caso específico da ilha de Ataúro, destacamos como objetivo adicional instalar uma organização permanente e capaz de órgãos e serviços da administração pública local do Estado na ilha de Ataúro, com capacidade decisória e administrativa, dotada dos recursos financeiros, humanos e materiais, necessários à melhoria das condições de vida da população de Ataúro", referiu.

Ao mesmo tempo, facilitará a "operacionalização e implementação do projeto da Zona Especial de Economia Social de Mercado de Oe-Cusse Ambeno e Ataúro (ZEESM)", adiantou.

Com a mudança, o município de Díli, que engloba os postos administrativos de Cristo Rei, Dom Aleixo, Na'in Feto, Metinaro e Vera Cruz), vai passar a ter uma área de 45,52 quilómetros quadrados.

Ataúro possui uma área geográfica de 140,5 quilómetros quadrados e uma população de 7.832 pessoas.

Apesar da relativa proximidade a Díli, cerca de 30 quilómetros, Ataúro continua a sentir as dificuldades do isolamento, com problemas regulares no abastecimento de eletricidade e água, estradas e infraestruturas precárias e outros desafios.

pub