Governo do Brasil anuncia a criação do Ministério da Segurança Pública
O Governo brasileiro anunciou hoje a criação do Ministério da Segurança Pública, dez dias depois de decretar uma intervenção federal para conter o aumento da violência no Rio de Janeiro.
O anúncio oficial sobre a criação da nova pasta foi feito na manhã de hoje pelo porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, numa breve declaração à imprensa.
Segundo Parola, o novo ministério será responsável por "coordenar a integração dos serviços de segurança pública em todo o território nacional em colaboração com autoridades regionais".
O responsável também confirmou que a pasta será liderada por Raul Jungmann, que até hoje era responsável pelo Ministério da Defesa do Brasil.
Raul Jungmann foi escolhido para assumir o cargo porque tem um perfil mais político e experiência em ações relacionadas a área de segurança pública.
Ele terá sob o seu comando a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária, o Departamento Penitenciário Nacional e a Secretaria de Segurança Nacional (que inclui a Força Nacional de Segurança), que antes faziam parte da estrutura do Ministério da Justiça.
O decreto que criou o Ministério da Segurança Pública já está em vigor, mas o Congresso brasileiro terá que endossá-lo num prazo de até 60 dias.