Governo espanhol discute Catalunha em reunião extraordinária

por RTP
O poder central parece não ceder ao diálogo e continua a insistir que o processos em curso na Catalunha é ilegal e inconstitucional Sergio Perez - Reuters

A vice-presidente do Governo espanhol anunciou que o Conselho de Ministros vai reunir-se esta quarta-feira de emergência para analisar a evolução da situação na Catalunha. Em reação ao discurso no Parlamento catalão, Soraya Saenz de Santamaría diz que Carles Puigdemont “não sabe para onde vai”.

A reação oficial ao discurso do líder catalão partiu de Soraya Saenz de Santamaría, a número dois do Governo espanhol. Ao final da noite, a vice-presidente do Executivo de Madrid considerou que as palavras de Puigdemont revelam que o líder catalão “não sabe onde está, para onde vai, nem com quem quer ir”. 

Carles Puigdemont falou esta terça-feira perante o Parlamento regional, onde garantiu que iria seguir com o “mandato do povo”, ou seja, continuar a trilhar o caminho para uma Catalunha independente. 

No entanto, o líder do governo regional propôs aos deputados a suspensão dos efeitos do referendo, abrindo a porta ao diálogo com Madrid. 

O poder central parece não ceder ao diálogo e continua a insistir que o processos em curso na Catalunha é ilegal e inconstitucional. “Nem o senhor Puigdemont nem ninguém podem impor mediação. Qualquer diálogo entre democratas tem de acontecer dentro dos limites da lei”, declarou Soraya Saenz de Santamaría.
 
Na mesma declaração, a governante anunciou que o Governo espanhol se reúne na quarta-feira às 9h00 locais (menos uma hora em Lisboa). O encontro servirá para delinear quais vão ser os próximos passos do Governo espanhol face à crise que se prolonga na Catalunha.
Tópicos
pub