Governo espanhol tentou evitar fecho da RCTV
O governo espanhol deu passos para tentar travar o encerramento da cadeia de televisão privada venezuelana, Rádio Caracas Televisión (RCTV), disse hoje a secretária de Estado espanhola para a Ibero-América, manifestando "preocupação" pela decisão.
Em declarações à televisão espanhola Telecinco, Trinidad Jiménez revelou que o governo espanhol deu passos "para tentar impedir que houvesse esse fecho", sem que tenha tido qualquer sucesso.
As intervenções espanholas contra a não renovação da licença à cadeia de televisão privada RCTV, foram conduzidas tanto pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Miguel Angel Moratinos, perante o chanceler venezuelano como por ela junto do seu homólogo.
Para Trinidade Jiménez, o encerramento de um meio de comunicação "ainda que seja legal, ainda que esteja previsto no ordenamento jurídico venezuelano, é um motivo de preocupação"
A governante sublinhou que Madrid espera que "possa haver uma recomposição desse espaço de liberdade, sempre importante em qualquer país".
Segundo Jiménez, em Espanha há meios que "podem ser enormemente críticos com o governo" mas "isso é bom, e é saudável" para a democracia.
Fechar espaços que limitem a liberdade de pensamento, opinião e expressão, afirmou, "não é bom nem para o país nem para o governo".
No passado domingo a RCTV, a televisão mais antiga do país, deixou de transmitir em sinal aberto depois da sua licença não ter sido renovada pelas autoridades, o que provou criticas internacionais e suscitou fortes manifestações na Venezuela.