Governo guineense afirma que já tinham vindo falsos turcos para Portugal em maio e agosto

O ministro da Presidência da Guiné-Bissau garante que o incidente que deu origem ao cancelamento dos voos da TAP para o país não foi a primeira vez em que vieram falsos turcos para Portugal via Bissau. Fernando Vaz não compreende os motivos de tanto alarido.

Rosa Azevedo /

Foto: Paulo Carriço/Lusa

Em entrevista à SIC, o ministro da Presidência refere que “não se entende o porquê da politização deste caso”. “Não foi a primeira vez que vieram falsos turcos via Guiné-Bissau. Vieram em maio e vieram em agosto. Não foi a primeira vez. É bom que fique claro”, sublinha.

Fernando Vaz, que está em Portugal numa visita de cariz privado, acusa ainda o ministro dos Negócios Estrangeiros Rui Machete de ter feito declarações infelizes e de ter tiques de colonialismo.

Em declarações à TSF, Fernando Vaz aponta também o dedo ao Presidente da República Cavaco Silva, classificando a sua atitude como extremamente infantil.

A Antena 1 já contactou o Ministério dos Negócios Estrangeiros português no sentido de obter uma reação do ministro Rui Machete. Fonte do gabinete do ministro afirma que por agora não há comentários a fazer.

(com Sandra Henriques)
PUB