Governo moçambicano aprova novos salários mínimos nacionais

Maputo, 17 abr (Lusa) - O Governo moçambicano aprovou hoje novos salários mínimos nacionais, propostos pelos empregadores e sindicatos, que variam entre seis e 22 por cento nos diferentes setores de atividade, anunciou o Conselho de Ministros de Moçambique.

Lusa /

De acordo com a nova tabela salarial, que entra em vigor este mês, o escalão mais baixo, os setores da agricultura, pecuária, caça e silvicultura, terão um aumento na ordem dos 14,71 por cento, para 2300 meticais (63 euros).

Na administração pública, que é o maior empregador, o salário mínimo vai subir seis por cento, mas "haverá uma tabela específica consoante cada setor", disse aos jornalistas o porta-voz do Conselho de Ministros, Alberto Nkutumula.

A indústria mineira é que vai conhecer o maior incremento salarial em termos percentuais, 22 por cento, fixando-se o salário mínimo em 3526 meticais (97 euros), seguida da área de produção e distribuição de água, que terá um aumento na ordem dos 18.48 por cento, para 3817 meticais (105 euros).

Os novos vencimentos nos serviços financeiros e não financeiros vão variar entre 16 e 17.13 por cento, respetivamente, disse Alberto Nkutumula.

A indústria transformadora terá um aumento de salário de 15,65 por cento, para 3585 meticais (98 euros), enquanto o setor da construção conhecerá uma subida de 13,5 por cento, para 3177 meticais (87 euros).

A Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM - CS) considerou, anteriormente, que as propostas aprovadas pela Conselho Consultivo do Trabalho, que congrega sindicatos e empregadores, incluindo o Governo, "não vão poder satisfazer aquilo que é a preocupação dos trabalhadores em relação à melhoria das suas condições de vida".

Tópicos
PUB