Governo moçambicano aprova pagamento de pensões de reforma aos guerrilheiros da Renamo

por Lusa

O Conselho de Ministros de Moçambique aprovou na terça-feira o pagamento de pensões de reforma aos antigos guerrilheiros da Renamo, principal partido da oposição, anunciou o porta-voz do Governo, Filimão Suaze.

O pagamento de pensões de reforma tem sido o principal contencioso entre o Governo moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos guerrilheiros do principal partido da oposição.

Filimão Suaze adiantou que os homens armados daquela organização ou seus descendentes vão beneficiar ainda de pensão de invalidez, de sobrevivência e de subsídio por morte.

Apesar de não terem descontado para a segurança social, os antigos guerrilheiros da Renamo vão ter um regime de previdência social equiparado ao dos trabalhadores que tiveram uma carreira contributiva.

Num encontro realizado no dia 08, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, deu garantias ao líder da Renamo, Ossufo Momade, de que o tema das pensões seria levado ao Conselho de Ministros para o devido tratamento.

Diversos analistas têm alertado para a necessidade de pagamento de uma pensão de sobrevivência aos antigos homens armados do principal partido da oposição para que não se sintam excluídos e tentados a pegar novamente em armas.

Tópicos
pub