Graffitis de apoio à ETA aparecem em Gipuzkoa, país Basco
San Sebastian, 30 out (Lusa) - Diferentes textos com frases de apoio à ETA apareceram esta manhã pintados nas paredes de várias ruas de Zarautz (Guipúzcoa, no país Basco), denunciou hoje o partido socialista basco PSE/EE.
Os graffiti, de tamanho grande e pintados com spray verde, encontram-se na Praça de la Música e nas ruas próximas de Santa Marina e Trinidad, embora a Polícia Municipal tenha afirmado que os serviços de limpeza da localidade já começaram a limpá-los.
Os `tags` pintados nas ruas, todas elas perto da sede da esquerda nacionalista de Zarautz, incluem frases diferentes em Euskera, como "Jotake irabazi arte" ("Insistir até ganhar"), "Agur eta ohore" ("Adeus e respeito") e "Gora ETA" ("Viva a ETA").
Esta é a primeira vez que aparecem pinturas a favor da ETA num município basco desde que o grupo terrorista declarou o fim das ações militares, no dia 20.
Em declarações à agência EFE, o porta-voz do PSE/EE em Zarautz, Patxi Elola, expressou a sua "forte condenação" a estas pinturas e pediu aos nacionalistas de esquerda que "saibam controlar o seu povo", porque, na sua opinião, "sem dúvida que foi este sector" que as produziu.
"Queremos que nos deixem em paz, na prática e na dialética. Não entendemos como, neste momento, alguém pode louvar a ETA, quando ainda estamos a pedir-lhe para que recorde e não esqueça todas as vítimas e reconheça os danos causados", disse Elola.
O autarca insistiu que "não pode admitir, de forma alguma, que se louve a ETA" e lembrou que "uma coisa é a ETA ter feito uma declaração" para cessar as ações militares e outra são "hábitos arreigados em profundidade numa área" da "esquerda nacionalista radical", que "parece que não se resigna ao fim" do grupo terrorista.
"Esperamos que seja apenas um punhado de um pequeno setor de gente descontrolada", concluiu Elola.