Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

Granadas de morteiro perto da embaixada de Itália em Bagdad

Várias granadas de morteiros caíram hoje perto da embaixada de Itália em Bagdad, sem causar vítimas italianas, informou o ministro da Defesa italiano, Antonio Martino.

Agência LUSA /

"Várias granadas morteiros caíram a 50 metros da embaixada, mas não causaram qualquer vítima italiana. Não sabemos se houve vítimas iraquianas", disse.

"Há já algum tempo que os nossos serviços de informações nos tinham alertado para a possibilidade de um ataque contra a embaixada.

Desta vez, não houve consequências graves", sublinhou.

A Itália está presente no Iraque com um contingente de 3.000 militares destacados numa "missão de paz" em Nassiriyah (sul) e arredores.

Conhecido este incidente, vários membros da oposição italiana voltaram a exigir a retirada dos militares italianos. Martino não fez qualquer comentário sobre essa reacção.

Entretanto, em Bagdad, três civis iraquianos morreram e nove ficaram feridos num ataque com morteiros perpetrado hoje contra uma base da Guarda Nacional iraquiana, indicaram fontes da segurança iraquiana.

As mesmas fontes assinalaram que seis granadas de morteiro foram disparadas contra a base, no bairro de Al Waziriya (noroeste de Bagdad), mas cinco atingiram residências nos arredores, causando três vítimas mortais.

Centenas de agentes de segurança morreram, nos últimos meses, em ataques com carros armadilhados e atentados com explosivos contra postos e comboios da Guarda Nacional.

PUB