Grécia compra três novas fragatas à França

por RTP
Momento em que o acordo é firmado Reuters

A Grécia assinou um acordo com a França esta terça-feira para comprar três novas fragatas. Uma notícia agora revelada e que surge pouco tempo depois do golpe que Paris sofreu quando perdeu para os EUA e Reino Unido um negócio de milhares de milhões na construção de submarinos para a Austrália

O acordo, um pacto de cooperação estratégica em defesa e segurança, que foi assinado pelos presidentes da França e da Grécia,  também se insere nos esforços para aumentar a autonomia militar europeia.

"Contribui para a segurança europeia, para o fortalecimento da autonomia e soberania estratégica da Europa e, portanto, para a paz e segurança internacionais", disse o presidente francês Emmanuel Macron em conferência de imprensa com o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis.

"Isto via juntar-nos por décadas", disse por sua vez Mitsotakis.

Com este acordo, Atenas também tem a opção de comprar uma quarta fragata à França. 

A Grécia já tinha também tomado a decisão, este ano, de compra de 24 caças Rafale fabricados pela Dassault, tornando-se no primeiro país da União Europeia a comprar este avião militar.

O acordo entre franceses e gregos pode chegar aos 5 mil milhões de euros, o que, de certa foram, alivia a dor do Grupo Naval que iria construir submarinos para a Austrália.

C/ agências
Tópicos
pub