Grécia e Espanha na mira do Eurogrupo

A situação da Grécia e de Espanha vão estar no centro das preocupações na reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro que decorre esta segunda-feira em Bruxelas.

Mário Rui Cardoso /
Na Grécia, o partido da esquerda democrática admitiu já esta manhã que não há qualquer possibilidade de formar um Governo de unidade nacional, depois da recusa do partido da esquerda radical em participar na nova ronda de negociações entre o presidente grego e os vários partidos, a qual está marcada para esta segunda-feira. A situação de impasse político pode levar a novas eleições no país já no próximo mês.

Em relação a Espanha, o país vai testar os mercados esta segunda-feira, após a reforma financeira anunciada na sexta-feira. Madrid pretende emitir entre 2 a 3 mil milhões de euros em bilhetes do tesouro. É o primeiro leilão depois de terem sido anunciadas as novas regras para o setor financeiro que obrigam os bancos a um esforço adicional de quase 30 mil milhões para lidar com os ativos do setor imobiliário e da construção.

PUB