Grécia envia 8 milhões de metros cúbicos de água

Nicósia, 21 Abr (Lusa) - O Chipre, confrontado com uma das piores secas da sua história moderna, assinou hoje um acordo com uma companhia de transporte marítima para receber oito milhões de metros cúbicos de água a partir da Grécia.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A maioria dos lares cipriotas só tem água três dias por semana, depois da decisão das autoridades de racionar a água para fazer face à severa escassez causada pela ausência de precipitação.

"A falta de água até ao fim do ano é estimada em 16 milhões de metros cúbicos", declarou o ministro da Agricultura, Michalis Polynikis, depois de ter assinado o acordo com a companhia cipriota Ocean Tankers.

"O governo grego comprometeu-se em dar-nos oito milhões de metros cúbicos. O acordo vem com opção de aumentar esses fornecimentos. Um eventual aumento dependerá da boa vontade do governo grego e das necessidades futuras", acrescentou durante uma conferência de imprensa em Nicósia.

A Ocean Tankers tem 160 dias para encaminhar toda a água para Chipre, declarou o seu presidente Michael Ioannides.

"O acordo obriga-nos a terminar a transferência da água em Novembro. A água será entregue nesse prazo", disse.

Além destes fornecimentos de água, o governo cipriota decidiu a construção de novas fábricas de dessalinização e o aumento da produção das duas fábricas existentes.

A severa penúria de água é consequência de uma seca que dura há dois anos na ilha, de temperaturas anormalmente altas para a época e do fracasso de uma política orientada para penalizar o desperdício.

Os reservatórios de Chipre estão apenas a 9,9 por cento da sua capacidade, um nível inferior em 25 por cento ao ano anterior.

PUB