Greve perturbará tráfego aéreo e ferroviário

Paris, 20 Mai (Lusa) - A greve convocada pelos sindicatos franceses para quinta-feira, em protesto contra a reforma das pensões, causará perturbações no tráfego aéreo e afectará parcialmente o transporte urbano da região de Paris, anunciaram hoje os organismos competentes.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

As principais centrais sindicais convocaram greves e manifestações para exigir a suspensão da reforma avançada pelo governo conservador que prevê o aumento de 40 para 41 anos do período de descontos para se ter direito a uma reforma completa.

A greve convocada na empresa nacional de caminhos-de-ferro, SNCF, começará às 20:00 horas locais (19:00 em Lisboa) de quarta-feira e terminará às 08.00 locais (07.00 em Lisboa) de sexta-feira.

Segundo a SNCF, quinta-feira circularão no território nacional dois em cada três comboios de alta velocidade (TGV) e um em cada dois comboios regionais de longo ou médio curso.

Em contrapartida, será "normal" a circulação dos comboios de alta velocidade Eurostar, que unem Paris a Londres através do túnel submarino do Canal da Mancha, dos Thalys, com a Bélgica, Holanda e Alemanha e dos Lyria, com a Suíça.

Os comboios nocturnos com Espanha e Itália terão assegurado um serviço "normal".

Por seu lado, a Direcção Geral da Aviação Civil (DGAC) advertiu que a paralisação pode causar "perturbações" no tráfego aéreo, "especialmente ao início da jornada", precisando, no entanto, que "actualmente é difícil prever o impacto da greve".

A transportadora aérea Air France, que enfrenta uma greve de 24 horas convocada por vários dos seus sindicatos, deve anunciar em breve o eventual impacto no seu programa de voos.

Enquanto isto, a companhia de transporte urbano da região de Paris, RATP, anunciou um "tráfego normal" das linhas de metro, autocarro e comboios suburbanos à excepção de uma linha cujo tráfego foi reduzido.

PUB