Grupos marginais aproveitam-se de protestos no Brasil

O jornalista José Carlos Vasconcelos, que acompanha a realidade brasileira, diferencia as razões de fundo que levam os brasileiros a manifestarem-se nas ruas do aproveitamento dos protestos que está a ser feito “por grupos marginais”.

Sandra Henriques /
Em declarações à Antena1, José Carlos Vasconcelos destaca “a certa violência de alguns dos protestos”. “Até já se fala na hipótese de [envolvimento de] pessoas ligadas ao célebre Comando Vermelho, uma das mais poderosas organizações criminais do Brasil”, acrescenta.

José Carlos Vasconcelos considera que há “outros marginais que se estão a aproveitar, o que é evidentemente um perigo para o movimento e para este movimento de fundo, inorgânico, que está a acontecer”. “Tem sido muito interessante ver como os manifestantes o tentam evitar, embora isso seja difícil”, observa.

Cerca de um milhão de pessoas manifestaram-se por todo o Brasil nas últimas horas e registou-se a primeira morte na sequência dos protestos que se arrastam há vários dias. Em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, uma pessoa morreu e três ficaram feridas depois de um condutor avançar sobre um grupo de manifestantes. Das 80 cidades brasileiras onde houve manifestações, há registo de violência em pelo menos dez casos.

PUB