Guardas fronteiriços do Quirguistão e do Tajiquistão envolvem-se em combates

por Lusa

Os guardas fronteiriços do Quirguistão e do Tajiquistão envolveram-se hoje num combate armado, numa região sensível onde na primavera passada confrontos entre os dois países provocaram dezenas de mortos.

"Os combates com mais trocas de tiros entre as unidades de guardas do Quirguistão e do Tajiquistão aconteceram nas aldeias de Tort-Kotcho e Chyr-Dobro. O lado tajique usou morteiros e lança-granadas", referiu um comunicado dos guardas de fronteira do Quirguistão.

Segundo a mesma fonte, no início da noite negociações entre os guardas fronteiriços tornaram possível desalojar os cidadãos tajiques que bloqueavam uma estrada fronteiriça que liga as cidades de Batken e Isfana, no Quirguistão.

No entanto, alguns minutos depois, "a situação deteriorou-se e, por volta das 19:35, hora local (13:35 em Lisboa), o lado tajique disparou contra as unidades do Quirguistão" e o confronto continuou durante cerca de uma hora.

O Tajiquistão ainda não comentou a situação.

Na primavera de 2021, as forças dos dois países também entraram em combates mortais perto da mesma zona, junto ao enclave tajique de Voroukh, no Quirguistão.

Devido a questões de acesso a água, esta é uma zona de tensão entre as duas das ex-repúblicas soviéticas mais pobres.

Os combates registados no ano passado provocaram quase 60 mortos.

PMC // PDF

Tópicos
pub