Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Guterres na Ucrânia para avaliar exportações de cereais

por Lusa
Guterres volta ao cenário de guerra para avaliar as principais preocupações do momento EPA

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, encontra-se esta quinta-feira, na cidade ucraniana de Lviv, com o chefe de Estado do país, Volodymyr Zelensky, e com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Segundo o gabinete de Guterres, parte do encontro trilateral será dedicado à revisão do funcionamento da iniciativa que possibilitou o desbloqueio das exportações de cereais pelo Mar Negro.

Além disso, o secretário-geral da ONU planeia realizar um encontro bilateral com o presidente ucraniano, no qual deverá abordar o estado geral do conflito com a Rússia, que teve início a 24 de fevereiro, a necessidade de uma solução política e outras questões, como a situação na central nuclear de Zaporizhia e as tentativas de envio de uma missão de especialistas internacionais para avaliá-la no terreno, disse a mesma fonte.

Sexta-feira Guterres visitará Odessa (sul), cujo porto está a ser utilizado para a exportação de cereais ucranianos através do acordo impulsionado pela própria ONU e pela Turquia.

pub