Guterres pede humanidade perante vaga de migrantes

por RTP

Foto: Pierre Albouy - Reuters

O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados pede mais solidariedade e humanidade aos governos europeus.

António Guterres falou pela primeira vez sobre a crise dos migrantes. Desde o início deste ano, tentaram chegar a solo europeu, através do Mediterrâneo, pelo menos 293 mil migrantes ou refugiados - 2.440 morreram durante a viagem.


Ao lado do ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, o alto comissário da ONU para os refugiados defendeu a criação urgente de centros de acolhimento e triagem.

"Temos de acelerar e intensificar as decisões tomadas pelo Conselho Europeu relativo à Agenda para as Migrações. Há questões essenciais como a receção, o registo, os hotspots, a relocalização e a reinstalação", afirmou o antigo primeiro-ministro português, após o encontro com o ministro francês, que decorreu em Genebra.

Por sua vez, Bernard Cazeneuve afirmou concordar com "a urgência da implementação de hotspots, que devem permitir distinguir, no momento em que as fronteiras da União Europeia na Grécia e em Itália são atravessadas, quem deve receber o estatuto de refugiado na Europa e quem imigra por motivos económicos".

"Os que imigram por motivos económicos devem retornar aos seus países de origem", sustentou o governante francês.
pub