Há mais britânicos a pedir a nacionalidade portuguesa

por Antena 1

Em 2016, pela primeira vez na última década, houve mais de uma centena de britânicos a pedirem a nacionalidade portuguesa.

Os números do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a que a Antena 1 teve acesso, não permitem afirmar com toda a certeza que esse aumento dos pedidos de nacionalidade, por parte de britânicos, tenha a ver com o Brexit porque os dados não estão detalhados por meses, por isso, não se sabe quantos desses pedidos entraram antes e depois do referendo do Brexit.

Seja como for, como conta a jornalista Raquel Morão Lopes, em 2016 os pedidos de nacionalidade portuguesa por parte dos britânicos mais do que duplicaram os registos dos seis anos imediatamente anteriores.

Recorde-se que na quarta feira o Reino Unido vai acionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa para iniciar os procedimentos de saída da União Europeia e esta segunda feira a primeira ministra britânica Theresa May vai encontrar-se com a chefe do governo escocês Nicola Sturgeon, naquela que será a primeira reunião entre as duas líderes desde que a escocesa anunciou a intenção de avançar com um novo referendo à independência da Escócia do Reino Unido na sequência do Brexit.
pub