Habitantes da Florida instados a preparar-se para a pior temporada ciclónica
As autoridades da Florida (sudeste), assolada com frequência por furacões devastadores, alertaram quarta-feira que a região deve preparar-se para o pior, a três semanas do início da temporada ciclónica que se anuncia muito activa no Atlântico.
Vários peritos, reunidos em Fort Lauderdale por ocasião de uma conferência anual sobre os furacões organizada pelo Estado da Florida, não excluíram um novo desastre, como os provocados o ano passado pelos furacões Katrina ou Wilma.
Os receios são reforçados pelo facto de as cerca de 100.000 pessoas deslocadas a seguir aos furacões de 2005 viverem ainda em abrigos provisórios, essencialmente caravanas, e milhares de proprietários de casas não terem ainda conseguido reparar os telhados arrancados o ano passado.
Para além disso, responsáveis do Estado estão preocupados com a possibilidade de um furacão poder danificar uma velha barragem no lago Okeechobee, no centro do Estado, que alimenta de água potável milhões de pessoas.
Segundo um relatório recente, há uma hipótese em duas de a barragem ceder nos próximos quatro anos.
Os responsáveis pelos socorros de emergência preparam uma retirada de 40.000 pessoas à volta do lago se um furacão violento ameaçar a região.
Esta evacuação poderá coincidir com importantes deslocações de populações em fuga das costas da Florida onde a população está fortemente concentrada, tanto da costa atlântica como do Golfo do México.
Os responsáveis pedem às populações não directamente ameaçadas para se protegerem em casa e evitarem os previsíveis engarrafamentos dos grandes eixos viários.