Hamas pode acabar com os ataques israelitas - Casa Branca

Crawford, Texas, 28 Dez (Lusa) - A Casa Branca quer o fim da violência no Médio Oriente e considera que cabe ao Hamas acabar com os ataques israelitas, cessando os seus próprios tiros de foguetes contra Israel, segundo uma declaração oficial difundida sábado.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Estas pessoas (o Hamas) são apenas vadios e Israel defende o seu povo contra terroristas como o Hamas", declarou Gordon Johndroe, porta-voz da Casa Branca, desde o Texas onde o presidente norte-americano George W. Bush passa as festas de fim de ano no seu rancho.

"Se o Hamas parasse de lançar foguetes contra Israel, então Israel não teria necessidade de efectuar ataques a Gaza", disse Johndroe perante a imprensa.

"O que é necessário, é que o Hamas pare de lançar foguetes contra Israel", insistiu.

"Os Estados Unidos não querem novas violências", acrescentou.

"Os Estados Unidos consideram o Hamas responsável pela violação do cessar-fogo, queremos que o cessar-fogo seja restabelecido. Estamos inquietos no que respeita à situação humanitária e queremos que todas as partes assegurem que os habitantes de Gaza obtêm a ajuda humanitária de que necessitam", acrescentou Johndroe.

"Os Estados Unidos estão profundamente preocupados com a escalada de violência em Gaza", declarou a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, num comunicado difundido durante a tarde pelo departamento de Estado.

"Condenamos firmemente os ataques repetidos contra Israel e consideramos o Hamas responsável pela violação do cessar-fogo e pela escalada de violência" em Gaza, prosseguiu o departamento de Estado.

O comunicado do departamento de Estado acrescentou que o cessar-fogo de seis meses, que expirou a 19 de Dezembro e cujo Hamas indicou que não renovaria, "deve ser imediatamente restabelecido e inteiramente respeitado".


PUB