Hamas vence eleições municipais na Faixa de Gaza
O movimento islamista radical Hamas é o grande vencedor das eleições municipais em dez localidades da Faixa de Gaza, anunciou hoje a comissão eleitoral central palestiniana.
Segundo a mesma fonte, o Hamas conquistou 12 assentos em 13 em Beit Hanun, 11 em 13 em Zawaida, 14 em 15 em Deir el Ballah, 08 em 11 em Khuzaa, 10 em 13 em Bani Souheila, 10 em 11 em Shoukaa, 03 em 13 em El Nasr, 02 em 09 em El Zahara e os 09 lugares de M+Fader.
"Isto significa que o povo palestiniano recusa a corrupção e espera uma mudança para preservar os seus interesses. Este resultado significa também que a democracia se impôs", disse aos jornalistas o porta-voz do Hamas, Moshor el-Masri.
A Autoridade Palestiniana decidiu organizar estas eleições municipais por etapas: a primeira fase realizou-se em 23 de Dezembro em diversas localidades da Cisjordânia, a segunda na Faixa de Gaza.
As duas fases serão seguidas, em Abril, por eleições semelhantes, por etapas, em mais de 50 por cento dos territórios palestinianos.
A Fatah, principal componente da Organização de Libertação da Palestina (OLP), e o movimento islamita radical Hamas reivindicaram ambos a maioria dos lugares nos 26 conselhos municipais eleitos em finais de Dezembro na Cisjordânia.
Esta confusão deveu-se às ligações dos candidatos independentes a um e ao outro partido.
Segundo o Ministério das Colectividades Locais palestiniano, a taxa de participação atingiu mais de 80 por cento dos cerca de 140.000 palestinianos chamados às urnas. Quase 49 por cento do eleitorado feminino participou no escrutínio de 23 de Dezembro.