Hawai prepara-se para Furacão Lane

por RTP
O furacão registou ventos de 249 quilómetros por hora NASA - via Reuters

O Hawai está a preparar-se para a chegada do Furacão Lane, uma tempestade de categoria quatro que ameaça aproximar-se da ilha. Prevê-se que atinja o Hawai na noite desta quarta-feira.

Ventos fortes, inundações e ondas de grandes dimensões. São os fenómenos que se espera que atinjam o Hawai nas próximas horas, depois de se registar pelas 2h00 locais (13h00 em Portugal) que o Furacão Lane se encontrava a 539 quilómetros do sudoeste da ilha.

O furacão registou ventos de 249 quilómetros por hora, pelo que foi classificado como tempestade de categoria quatro. No entanto, as autoridades não descartam a possibilidade de este poder chegar à categoria cinco, onde se registam ventos a mais de 252 quilómetros por hora.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) declarou em comunicado que as populações podem enfrentar ventos fortes e ondas consideráveis mesmo que o furacão não chegue a passar diretamente pela ilha. O NWS também já alertou os residentes para se prepararem para danos consideráveis, avisando que algumas localizações “podem ficar inabitáveis durante semanas”.

Os ventos da tempestade tropical podem chegar à Ilha do Hawai esta quarta-feira à tarde, hora local, de acordo com Gavin Shigesato, meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional (NWS). O mesmo afirma que se espera que a tempestade continue para o norte, em direção às ilhas Maui e Oahu.

David Ige, governador do Hawai, assinou uma declaração de emergência de forma a garantir “uma ação preventiva e protetora” contra o desastre. No Twitter pediu aos moradores para se prepararem para a tempestade.


O presidente dos Estados Unidos já pediu a “quem estivesse no caminho” da tempestade para se preparar e estar atento às autoridades.


O Furacão Lane é a segunda maior tempestade a passar pelo Hawai nas últimas semanas, segundo reporta o jornal The New York Times

No início de agosto, o furacão Hector transformou-se numa tempestade de categoria quatro enquanto atravessava o Pacífico em direção ao Hawai. Acabou por se desviar a sul da ilha, não chegando a passar diretamente por ela.
Tópicos
pub